domingo, 17 de janeiro de 2010

Doação de medula óssea (parte 1)

A doação de medula óssea é ainda menos conhecida que a doação de sangue, mas ainda sim MUITO necessária.



A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos,também chamado de tutano (como o tutano de boi). Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.



O transplante de medula óssea, é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável. Há 3 tipos de transplante:

- O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente;

- Pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical;

- E alogênico quando a medula vem de um doador.

Para se cadastrar, o candidato a doador deverá procurar o Hemocentro mais próximo de sua casa, onde será feita a coleta de uma amostra de sangue (5ml) para a tipagem de HLA (características genéticas essenciais para a seleção de um doador). Os dados do doador são inseridos no cadastro do REDOME e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada compatibilidade, o doador será consultado para confirmar que deseja realizar a doação.




Aqui no Brasil, tem aproximadamente 1.300.000 de doadores, mas o número apesar de paracer ser alto não é suficiente pois chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de 1 em 100.000!



(Terá mais posts sobre a doação de medula óssea, tem muitas informações!)



Fonte: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=64
http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=125





Dúvidas: vamossalvarvidas@hotmail.com

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Doação de sangue

Bom, acho que faltou dizer uma coisa importante sobre mim. Sou de Recife, Pernambuco. Pretendo começar a atrair pessoalmente as pessoas para a doação por aqui. O blog é para fortificar e se possível atrair pessoas de outros lugares também. Eu estou começando pela minha casa, namorado e aí parto para os amigos. Pretendo postar fotos das pessoas que quiserem doar sangue aqui. Eu ainda não posso doar sangue porque estou abaixo do peso mínimo. Mas vou engordar :D. Assim que eu ganhar os 3 quilinhos que faltam, vou doar sangue também.

Infelizmente a ciência ainda não encontrou um substituto artificial eficiente para o sangue humano. E o Brasil precisa diariamente de aproximadamente 5.500 bolsas de sangue!

Mas vamos ao que interessa:

Orientações para doadores de sangue:

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

O doador deve...

- levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
- estar bem de saúde;
- ter entre 18 e 65 anos;
- pesar mais de 50Kg;
- não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.

Impedimentos temporários

- Febre , gripe ou resfriado, Gravidez, Puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias, uso de alguns medicamentos
pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.


Cirurgias e prazos de impedimentos
- Extração dentária: 72 horas
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses
- Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação
- Transfusão de sangue: 1 ano
- Tatuagem: 1 ano
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina


Impedimentos definitivos
- Hepatite após os 10 anos de idade
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
- Uso de drogas ilícitas injetáveis
- Malária


Fonte: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=119 (tem mais informações nesse link como por exemplo Intervalos para doação, Cuidados pós-doação, etc)



Amanhã vai ser sobre doação de medula óssea!!!


P.S.: Sobre o que eu postei ontem ''torcendo de todo o coração que encontrem alguém compatível comigo'' acho que ficou meio confuso, pareceu que eu que estava precisando da doação, só para que fique claro, quis dizer que eu espero ser útil para alguém que esteja na fila de espera :)


Dúvidas: vamossalvarvidas@hotmail.com

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Apresentação

Acho que me apresentar é o melhor começo...

Meu nome é Mariane, tenho 20 anos, sou estudante de Publicidade.

Eu sempre quis doar sangue mas atualmente não posso pois não tenho peso suficiente.
Mas sempre fiquei pensando em como seria bom, se todo mundo doasse.
E achei que o blog seria uma ótima ideia para informar e incentivar as pessoas.
Depois eu pensei que doação de sangue não seria suficiente e quis também incentivar a doação de medula óssea.

Há uns 2 meses eu mal sabia o que era medula óssea, até que um dia eu ''descobri'' o blog de uma menina que tem linfoma (um tipo de câncer) e que só o transplante de medula óssea poderia salva-la. Li uns 30 posts dela de uma só vez e comecei a pesquisar na internet o que era medula óssea, como era feito o transplante, essas coisas. Acabei descobrindo que a doação de medula era algo simples e que eu poderia fazer. Hoje fui para uma palestra no HEMOPE (aqui em Recife que é onde moro) e imediatamente fui para a sala de coleta. Estou oficialmente cadastrada como doadora de medula óssea :D. (Amanhã eu colocarei mais detalhes aqui sobre a doação de medula)

Eu espero que esse blog me ajude a informar para as pessoas que ainda não conhecem bem todas as informações sobre doação de sangue e de medula óssea. E que essas pessoas sintam realmente vontade de ajudar.

Eu não precisei ficar doente ou esperar alguém próximo ficar para perceber a importância da doação. E como não quero que isso aconteça com outras pessoas, resolvi fazer o blog. O blog é só um começo, mas eu pretendo fazer essa divulgação de outras formas também.

Hoje é um dia muito importante para mim, estou realmente feliz, torcendo de todo o coração que encontrem alguém compatível comigo. E torcendo muito também conseguir atrair muitas pessoas para essa causa tão nobre: salvar vidas.

Minha ''luta'' começa hoje e eu espero que não termine nunca.