sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Doação de sangue

Bom, acho que faltou dizer uma coisa importante sobre mim. Sou de Recife, Pernambuco. Pretendo começar a atrair pessoalmente as pessoas para a doação por aqui. O blog é para fortificar e se possível atrair pessoas de outros lugares também. Eu estou começando pela minha casa, namorado e aí parto para os amigos. Pretendo postar fotos das pessoas que quiserem doar sangue aqui. Eu ainda não posso doar sangue porque estou abaixo do peso mínimo. Mas vou engordar :D. Assim que eu ganhar os 3 quilinhos que faltam, vou doar sangue também.

Infelizmente a ciência ainda não encontrou um substituto artificial eficiente para o sangue humano. E o Brasil precisa diariamente de aproximadamente 5.500 bolsas de sangue!

Mas vamos ao que interessa:

Orientações para doadores de sangue:

Há critérios que permitem ou que impedem uma doação de sangue, que são determinados por normas técnicas do Ministério da Saúde, e visam à proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue.

O doador deve...

- levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
- estar bem de saúde;
- ter entre 18 e 65 anos;
- pesar mais de 50Kg;
- não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação.

Impedimentos temporários

- Febre , gripe ou resfriado, Gravidez, Puerpério: parto normal, 90 dias; cesariana, 180 dias, uso de alguns medicamentos
pessoas que adotaram comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.


Cirurgias e prazos de impedimentos
- Extração dentária: 72 horas
- Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses
- Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem seqüelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses
- Ingestão de bebida alcoólica no dia da doação
- Transfusão de sangue: 1 ano
- Tatuagem: 1 ano
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina


Impedimentos definitivos
- Hepatite após os 10 anos de idade
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
- Uso de drogas ilícitas injetáveis
- Malária


Fonte: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=119 (tem mais informações nesse link como por exemplo Intervalos para doação, Cuidados pós-doação, etc)



Amanhã vai ser sobre doação de medula óssea!!!


P.S.: Sobre o que eu postei ontem ''torcendo de todo o coração que encontrem alguém compatível comigo'' acho que ficou meio confuso, pareceu que eu que estava precisando da doação, só para que fique claro, quis dizer que eu espero ser útil para alguém que esteja na fila de espera :)


Dúvidas: vamossalvarvidas@hotmail.com

Um comentário: