A doação de medula óssea é ainda menos conhecida que a doação de sangue, mas ainda sim MUITO necessária.
A medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos,também chamado de tutano (como o tutano de boi). Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.
O transplante de medula óssea, é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia e linfoma. Consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável. Há 3 tipos de transplante:
- O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente;
- Pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, obtidas do sangue circulante de um doador ou do sangue de cordão umbilical;
- E alogênico quando a medula vem de um doador.
Para se cadastrar, o candidato a doador deverá procurar o Hemocentro mais próximo de sua casa, onde será feita a coleta de uma amostra de sangue (5ml) para a tipagem de HLA (características genéticas essenciais para a seleção de um doador). Os dados do doador são inseridos no cadastro do REDOME e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada compatibilidade, o doador será consultado para confirmar que deseja realizar a doação.
Aqui no Brasil, tem aproximadamente 1.300.000 de doadores, mas o número apesar de paracer ser alto não é suficiente pois chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de 1 em 100.000!
(Terá mais posts sobre a doação de medula óssea, tem muitas informações!)
Fonte: http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=64
http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=125
Dúvidas: vamossalvarvidas@hotmail.com
domingo, 17 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
E muito importante doar sangue, mais a doação de medula e muito mais importante
ResponderExcluir